Seu carrinho está vazio no momento!
Panceta Pururuca no Forno
Receita testada, fotografada e conteúdo escrito por um humano
Índice de Conteúdo
A minha mãe adora comer, tanto que ela apareceu com 1 quilo de barriga suína para fazer Panceta Pururuca no Forno no final de semana.
Já que agora sou a sua cozinheira particular, fui lá, fazer uma deliciosa carne assada com direito com couro crocante.
Mas como a minha vida não é um mar de rosa, o gás acabou, a válvula quebrou no botijão de gás, usei a AirFryer até o fogão funcionar novamente.
O resultado final me surpreendeu e por aqui, comemos como petisco, mas nada te impede de fazer para o almoço ou jantar.
Agora chega de papo e vamos para a cozinha?
Receita de Panceta Pururuca no Forno – faça essa delícia para petiscar no final de semana com os amigos.
O que você precisará!
- Panceta – conhecido também como barriga de porco é um corte de carne suína muito apreciado por sua suculência e sabor marcante, perfeito para petiscar com os amigos;
- Temperos Diversos – utilize diversos temperos em pó disponíveis na sua casa, como pimenta-do-reino, alho, gengibre, e páprica doce;
- Sal Grosso – ou sal de parilha, esse processo de salgar a carne antes de levar ao forno, ajudará a criar uma casca crocante depois de assada;
- Azeite de Oliva – antes de levar a barriga de porco para o forno, lembre-se de passar azeite ou óleo de cozinha para ajudar a carne cozinhar;
- Vinagre de álcool e Bicarbonato – aqui está o pulo do gato, mas não exagere no bicarbonato de sódio. O gosto desse ingrediente ficou evidente demais na hora que servir a panceta suína para a minha família.
Comece a fazer um dia antes de por a panceta no forno!
Inicie temperando os pedaços de panceta com os temperos que você tiver em casa, por exemplo: pimenta-do-reino, alho em pó, gengibre em pó, páprica doce, entre outros.
Vire os pedaços de barriga de porco com o couro para cima, remova resíduos de tempero usando uma faca, coloque na assadeira forrada com papel alumínio e salpique sal grosso ou de parrilha.
Pegue a assadeira, cubra com papel alumínio ou plástico filme e leve a assadeira para geladeira para descansar por no mínimo 12 horas.
Em casa, não tinha papel alumínio e eu precisava fazer panceta com casca crocante para minha mãe. Sabe aquele ditado “quem não tem cão, caça com gato”, coloquei a carne de porco direto na assadeira, salguei e embrulhei com filme plástico.
Esse processo de descanso é muito importante, pois deixará o couro da panceta crocante quando terminar de assar no forno.
No outro dia, retire a assadeira da geladeira, remova o filme plástico ou papel alumínio.
Descarte a água que formou na assadeira por causa do descanso de 12 horas.
Em seguida, pegue uma faca e passe no couro da panceta, para retirar todo o sal.
Ao final, use um pano de prato limpo ou papel toalha para remover a umidade e possíveis grãos de sal restantes na carne.
Na parte aonde tem carne da panceta, espalhe um fio de azeite (não precisa passar no couro) e disponha na assadeira com o couro para cima.
“Ah, mas posso passar o azeite na hora de temperar?”
Infelizmente não, pois seria eliminado ao descartar a água da carne que está na assadeira e também ao limpar com papel toalha. E vamos combinar? O azeite de oliva não está nem um pouco barato no mercado.
Leve para assar no forno por cerca de 1 hora em temperatura 180 ºC.
Verifique se a carne está completamente cozida e o couro bem seco. Se necessário, retorne ao forno por mais 1 hora.
Atenção, agora vem o pulo do gato para fazer a pururuca da barriga de porco assada!
Com ajuda de um pincel culinário, espalhe vinagre de álcool por todo o couro e em seguida, salpique um pouco de bicarbonato de sódio por toda a panceta.
Se ficar esbranquiçado (com muito bicarbonato em uma parte da carne), aproveite para o pincel culinário para espalhar o bicarbonato de sódio na panceta.
Retorne a assadeira ao forno e asse em temperatura máxima por 20 minutos ou até pururucar.
Retire a panceta assada no forno e sirva em seguida.
Panceta Pururuca Assada no Forno
Ingredientes
- 1 quilo de panceta de porco – conhecido também como barriga de porco
- temperos diversos – pimenta-do-reino, alho em pó, gengibre em pó, páprica doce, entre outros
- sal grosso – ou sal de parilha
- azeite de oliva a gosto
- vinagre de álcool a gosto – ou de arroz
- bicarbonato de sódio a gosto
Modo de Preparo
- Tempere os pedaços de panceta com os temperos que você tiver em casa, por exemplo: pimenta-do-reino, alho em pó, gengibre em pó, páprica doce, entre outros.
- Vire os pedaços de barriga de porco com o couro para cima, remova resíduos de tempero usando uma faca, coloque na assadeira forrada com papel alumínio e salpique sal grosso ou de parrilha.
- Pegue a assadeira, cubra com papel alumínio ou plástico filme e leve a assadeira para geladeira para descansar por no mínimo 12 horas.
- No outro dia, retire a assadeira da geladeira, remova o filme plástico ou papel alumínio. Descarte a água que formou na assadeira por causa do descanso de 12 horas. Em seguida, pegue uma faca e passe no couro da panceta, para retirar todo o sal.
- Ao final, use um pano de prato limpo ou papel toalha para remover a umidade e possíveis grãos de sal restantes na carne.Na parte aonde tem carne da panceta, espalhe um fio de azeite (não precisa passar no couro) e disponha na assadeira com o couro para cima. Leve para assar no forno por cerca de 1 hora em temperatura 180 ºC.
- Verifique se a carne está completamente cozida e o couro bem seco. Se necessário, retorne ao forno por mais 1 hora.Com ajuda de um pincel culinário, espalhe vinagre de álcool por todo o couro e em seguida, salpique um pouco de bicarbonato de sódio por toda a panceta.Se ficar esbranquiçado (com muito bicarbonato em uma parte da carne), aproveite para o pincel culinário para espalhar o bicarbonato de sódio na panceta.
- Retorne a assadeira ao forno e asse em temperatura máxima por 20 minutos ou até pururucar. Retire a panceta assada no forno e sirva em seguida.
Dicas da Cozinheira!
Pronto, agora que você já sabe como fazer Panceta Pururuca Assada no Forno, veja mais dicas que irá te ajudar na cozinha!
Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, deixe então no comentário que terei o maior prazer em te responder.
Dá para fazer Panceta Pururuca na AirFryer?
Claro que sim!
Quando fui fazer essa receita aqui em casa, o gás acabou quando a carne estava assando.
Para ajudar, a minha mãe quebrou a válvula e não conseguimos tirar do botijão de gás vazio.
Resumindo, coloquei para assar na AirFryer para não perder tempo enquanto ia na avenida achar uma loja para comprar um novo regulador de gás.
Assim que cheguei em casa, a carne estava quase pronta!
Aproveitei para passar o vinagre com bicarbonato e passei para a assadeira para finalizar o preparo da minha barriga de porco pururuca.
Só tome alguns cuidados: dependendo do tamanho da sua fritadeira sem óleo, coloque peça por peça para assar por igual.
A temperatura também é outra na hora de assar, principalmente para dourar, ajuste a potência para 200ºC.
Ah, não esqueça de virar a panceta na metade do tempo para que ela doure dos dois lados.
Como conservar Panceta Pururuca já pronta?
Caso tenha sobrado pedaços de pururuca, é importante armazená-la em um recipiente hermético, mantendo-a na geladeira por até 3 dias.
Certifique-se de que a panceta esteja completamente fria antes de guardá-la e quando for servir, aqueça-a no forno por alguns minutos para manter a crocância.
Acompanhamentos para um delicioso café da manhã.
Panceta é Barriga Suína?
Acredito que você já tenha feito essa pergunta e estou aqui para acabar com essa dúvida!
A panceta suína é um corte bastante saboroso devido à sua quantidade de gordura entremeada e retirado da barriga do porco.
A principal principal diferença da panceta para o bacon (que também vem da barriga do porco), é que a panceta suína não é defumada.
Quais pratos servir junto com a panceta assada no forno?
Essa Panceta Pururuca sem Óleo é perfeita para petiscar com os amigos ou curtir o jogo de futebol na TV.
Mais também dá para servir no almoço ou jantar da família.
Para acompanhar, sirva com arroz com legumes, salada de maionese e feijoada ou um feijão temperadinho.
Está faltando algo na sua cozinha ou na sua casa?
Então aproveite as ofertas da Amazon.
O que a cozinheira dessa cozinha tem para falar!
A receita peguei no youtube e achei que foi muito bem explicado.
Porém, o gosto do bicarbonato de sódio ficou bem presente, então coloque menos nessa fase ou não coloque!
Pois achei que o sal já fez a pele criar “bolhas”, igual da pururuca frita em óleo quente.
Agora que você sabe como faz Panceta Pururuca sem óleo, então aproveite e conheça também:
Ou clique aqui e veja mais receitas caseiras para o café da manhã já publicadas no Tão Simples.
Deixe uma resposta