Seu carrinho está vazio no momento!
Carne com Mandioca
Receita testada, fotografada e conteúdo escrito por um humano
Índice de Conteúdo
O frio chegou e sempre fico super animada para fazer comidas que tenho carinho. Hoje trago uma das receitas que considero reconfortantes: Carne com Mandioca com Molho de Tomate.
Não precisa de muitos pratos para acompanhar, basta um arroz fresquinho, uma farofinha de alho e, se quiser, uma salada bem temperada.
Ideal para a semana: aquela comida caseira que te aquece, te conforta e te deixa satisfeito por mais tempo.
Agora chega de papo e vamos para a cozinha?
Receita de Carne com Mandioca – um prato simples e delicioso para os dias frios da semana.
O que você precisará!
- Carne Bovina – aqui em casa coloquei fraldinha cortada em cubos. Mas você usar coxão duro ou acém na hora de fazer sua Carne de Panela com Mandioca;
- Mandioca – sem casca e cortada em pedaços pequenos. Escolha as mandiocas que são mais jovens, menores e com a polpa branca, além de cozinhar mais rápido;
- Alho e Cebola – adicione mais sabor, aroma e nutrientes na sua carne com mandioca e molho de tomate com esse tempero básico da nossa gastronomia;
- Molho de Tomate – ou extrato, sempre coloco junto com os pedaços de mandioca logo após de cozinhar a carne;
- Cheiro verde – o cheiro verde (principalmente a cebolinha) dá um sabor extra a carne de panela com mandioca;
- Sal e Pimenta-do-reino – aquela pitada que só a cozinheira ou o cozinheiro sabe dosar na hora de fazer uma carne de panela para a família.
Comece descascando a mandioca.
Comece cortando a mandioca em pedaços grandes de 8 cm, mais ou menos.
Com uma faca, descasque cada pedaço fazendo um corte de ponta a ponta no sentido vertical.
Em seguida, puxe a casca (primeira camada branca) com uma faca ou até com as mãos, retirando-a por completo.
Lave em água corrente para remover a terra que possa ter ficado no vegetal.
Na panela de pressão, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite ou óleo de cozinha.
Ponha os pedaços de carne na panela e doure em todos os lados.
Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Adicione água até cobrir os ingredientes e quem quiser, pode adicionar 2 tabletes de carne.
Tampe a panela e deixe em fogo alto até pegar pressão.
Assim que começar apitar, abaixe para fogo médio e cozinhe na pressão por 20 minutos.
Apague o fogo e antes de abrir a tampa da panela, espere sair toda a pressão.
Coloque a mandioca descascada, molho de tomate, sal e pimenta do reino, e cozinhe até ficar macia (acrescente mais água se precisar).
Novamente tampe a panela e leve de volta ao fogo, cozinhe por mais 20 minutos após pegar pressão.
Desligue o fogo e aguarde a liberação da pressão da panela.
Confira o tempero, salpique cheiro verde picado e sirva a Carne com Aipim com Molho de Tomate em seguida.
Carne de Panela com Mandioca
Ingredientes
- 500 gramas de carne bovina – pedaço cortado em pedaços médios
- 500 gramas de mandioca
- 340 gramas de molho de tomate – quem quiser, adicione um pouco de extrato de tomate
- água quanto baste – pode usar caldo de carne ou legumes ou misturar na água 2 tabletes de carne industrializado
- 4 dentes de alho – descascado e picado
- 1 unidade de cebola – tamanho médio, descascado e picado
- cheiro verde picado a gosto – salsinha e cebolinha
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
- Comece cortando a mandioca em pedaços grandes de 5 cm, mais ou menos.Com uma faca, descasque cada pedaço fazendo um corte de ponta a ponta no sentido vertical.
- Em seguida, puxe a casca (primeira camada branca) com uma faca ou até com as mãos, retirando-a por completo. Lave em água corrente para remover a terra que possa ter ficado no vegetal.
- Corte a peça de carne em cubos do mesmo tamanho, mais ou menos 4 cm.
- Na panela de pressão, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite ou óleo de cozinha.Coloque os pedaços de carne e doure em todos os lados.
- Adicione água até cobrir os ingredientes e quem quiser, pode adicionar 2 tabletes de carne.Tempere com sal e pimenta-do-reino.Tampe a panela e deixe em fogo alto até pegar pressão.
- Assim que começar apitar, abaixe para fogo médio e cozinhe na pressão por 20 minutos.Apague o fogo e antes de abrir a tampa da panela, espere sair toda a pressão.
- Coloque a mandioca descascada, molho de tomate, sal e pimenta do reino, e cozinhe até ficar macia (acrescente mais água se precisar).Novamente tampe a panela e leve de volta ao fogo, cozinhe por mais 20 minutos após pegar pressão.
- Desligue o fogo e aguarde a liberação da pressão da panela.Confira o tempero, salpique cheiro verde picado e sirva a Carne com Aipim com Molho de Tomate em seguida.
Dicas da Cozinheira!
Pronto, agora que você já sabe como fazer Sopa de Ervilha com Linguiça Calabresa, veja mais dicas que irá te ajudar na cozinha!
Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, deixe então no comentário que terei o maior prazer em te responder.
Quais os tipos de corte de para fazer carne de panela na pressão?
De uma forma bastante simples, quase todos os cortes de carne podem ser preparados com sucesso, especialmente na panela de pressão.
Alguns cortes são especialmente saborosos, magros e suculentos, sendo os favoritos de muitos para esta forma de preparo.
Aqui estão os cortes mais recomendados para você aproveitar ao máximo essa receita incrível.
- Acém – é um corte popular que possui uma alta quantidade de colágeno, uma carne que pode ser moída ou comprada já cortada por pedaços. Quando cozido em fogo baixo na panela de pressão, todo o colágeno derrete, umedecendo a carne resultando em um sabor e textura incríveis. Por isso, não é de surpreender que esse seja um dos cortes preferidos para preparar carne de panela com mandioca ou batata;
- Paleta – mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e até molhos ficarem suculentos;
- Músculo – também rico em colágeno, esse corte é muito semelhante ao Acém. A diferença está na sua maior maciez e na necessidade de ser cozido com bastante caldo para atingir o ponto ideal. No açougue, é possível encontrar cortes de músculo traseiro e dianteiro, basta escolher qual parte é a sua preferida e comprar para fazer sua Carne com Aipim;
- Fraldinha – esse corte é muito famoso. Composto por faixas musculares mais grossas e longas, a fraldinha é um corte considerado ideal para preparar ensopados, picados, cozidos, caldos, sopas e até mesmo carne moída, carne recheada ou desfiada, pois tem um processo de cozimento fácil.
- Patinho – não é o mais indicado fazer carne de panela com mandioca, mas minha mãe adora esse corte, tanto que compra para fazer carne de panela ou um delicioso molho de carne moída com molho de tomate para macarrão. Resumindo, no dia a dia não tem erro, este corte é a melhor opção para preparos de pratos rápidos e deliciosos;
- Coxão Duro – o coxão duro fica do ladinho do coxão mole, mas – não se engane – esses corte não são a mesma coisa. Esse corte de carne é mais rígido e normalmente é vendido envolto em uma capa de gordura. É uma carne para cozimentos mais demorados (carne de panela, cozidos e rosbifes) por conta da grande quantidade de fibras;
- Costela – quem nunca comeu uma costela bem cozida com mandioca? Essa é uma das melhores Carne com Aipim que você pode fazer em casa. Esse é um corte com grande variedade de sabores, texturas e aromas. Normalmente preparado com osso, sempre tem um sabor muito especial ao ser cozido;
- Peito Bovino – este corte possui uma quantidade considerável de tecidos, colágeno e gordura, tornando a carne mais rígida. É outra opção ideal para ensopados, cozidos ou assados por um longo período, resultando em uma receita suculenta e saborosa.
Esses são apenas alguns exemplos, mas a verdade é que quase todos os cortes de carne podem ser utilizados na panela de pressão, basta ajustar o tempo de cozimento de acordo com a textura desejada.
Experimente diferentes cortes e descubra qual é o seu favorito para esta técnica de preparo e claro, volte aqui para comentar.
Além dessa Carne com Aipim, conheça outras receitas para almoço em família na semana para os dias frios.
Aprenda a escolher mandioca na hora de comprar.
Primeiramente, analise a casca!
Precisa estar intacta e a polpa na parte cortada da raiz, a cor precisa estar uniforme, sem manchas escuras (preta) ou azuladas.
Também precisa estar úmida, evite pegar aquelas que a polpa estão com aparência ressecada.
Quanto mais fina a casca estiver, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca.
A melhor época para comprar é de março até novembro.
Também se encontra facilmente mandioca já descascadas na feira livre e nos mercados, normalmente estão embaladas à vácuo e refrigeradas.
Está faltando algo na sua cozinha ou na sua casa?
O que a cozinheira dessa cozinha tem para falar!
Agora que você sabe como faz Carne de Panela com Mandioca na Pressão, então aproveite e conheça esses outros pratos também:
- Berinjela à Milanesa;
- Molho de Iogurte Grego com Hortelã para Salada;
- Macarrão com Estrogonofe de Frango;
- Pão Integral com Linhaça e Aveia.
Ou clique aqui e veja mais receitas caseiras para o almoço ou jantar já publicadas no Tão Simples.
Deixe uma resposta