Coalhada com Limão e Alho

Recentemente, decidi dar uma renovada na minha alimentação e, para deixar tudo mais saboroso, resolvi experimentar um molhinho de Coalhada com Limão e Alho para temperar as minhas saladas para as refeições desta semana.

Depois de completar 40 anos e passar por algumas experiências, percebi que era hora de cuidar mais da minha saúde.

Estou fazendo diversos exames, consultas médicas, praticando exercícios e escolhendo alimentos o mais naturais possível.

Tenho um filho de sete anos que precisa muito da mamãe, e eu quero estar presente nessa missão com toda a energia!

Compartilharei com vocês (isso não é uma novidade, sempre estou por aqui falando sobre a minha dieta alimentar) e espero de coração que essa nova fase possa te inspirar a dar o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável.

Agora chega de papo e vamos para a cozinha?

Receita de Coalhada com Limão e Alho – perfeito para os dias quentes de verão, junto com uma salada de pepino e tomate.

Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.

O que você precisará!

Antes de tudo, separe os seguintes ingredientes para fazer a massa da Coalhada com Limão e Alho:

  • Alho – eu sou apaixonada pelo gostinho de alho no preparo dos alimentos, mas você já adicionou alho cru em pratos que não vão ao fogo? Então aproveite para se arriscar na cozinha! Para quem não está acostumado, prepare molho de salada usando apenas um dente de alho pequenino. Para quem já “espanta vampiro”, use dois dentes de alho bem gordinho na hora de a coalhada com alho e limão;
  • Leite – é opcional, mas para quem gosta de um molho mais ralo, o leite é o ingrediente que dará essa textura. Caso não queira por, basta bater a própria coalhada natural com o alho;
  • Coalhada Natural – aproveitei uma promoção no mercado e trouxe vários potinhos para a casa. A diferença da Coalhada Natural com o Iogurte Natural é o processo de fermentação e nos microorganismos utilizados (falo sobre isso mais abaixo no Dicas de Cozinheira);
  • Limão – este ingrediente não só acrescenta sabor, mas também torna o molho de coalhada mais espesso;
  • Azeite de Oliva – eu sei, o azeite de oliva está com valendo ouro! Mas esse ingrediente te ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) como aumenta o bom colesterol (HDL). Resumindo, não vale por óleo comum de cozinha. Caso não tenha em casa, não adicione na coalhada com alho e limão;
  • Sal – aquela pitadinha para dar sabor ao molho.
Receba as últimas receitas por e-mail:

Assine para receber as novas receitas por e-mail.

Aproveite para conhecer essa receita também:


Pá-pum, você tem um molho delicioso para os dias de verão.

Comece batendo o leite com os dentes de alho descascados e uma pitadinha de sal no liquidificador, por mais ou menos 4 minutos.

Depois, coloque a coalhada natural em um recipiente e misture com o suco de um limão, que vai dar um toque especial!

Junte essa mistura ao leite batido com alho e misture até ficar um creme homogêneo.

Por fim, finalize com um fio de azeite. Agora é só colocar na geladeira e deixar até a hora de servir.

Vai ser um sucesso no almoço ou jantar junto com aquela salada simples de verão!

Coalhada com Limão e Alho

Nana Ricchetti
Receita perfeita para os dias quentes de verão, junto com uma salada de pepino e tomate.
Tempo de Prep 10 minutes
Tempo Cocção 0 minutes
15 minutes
Tempo Total 10 minutes
Cozinha Acompanhamento
Cozinha Caseira
Porções 4 pessoas
Calorias 147 kcal

Ingredientes
  

  • 2 dentes de alho
  • 200 ml de leite integral
  • 170 ml de coalhada natural
  • 1 unidade de limão
  • azeite quanto baste
  • sal a gosto

Modo de Preparo
 

  • Bata o leite com os dentes de alho e uma pitada de sal no liquidificador.
  • Coloque a coalhada natural em um recipiente e misture o suco de um limão.
  • Junte essa mistura ao leite batido com alho e misture até ficar um creme homogêneo.
  • Finalize com um fio de azeite e deixe na geladeira até a hora de servir.
Palavra-chave Alho, Azeite, azeite de oliva, coalhada, Coalhada com Alho, Limão

Dicas da Cozinheira!

Pronto, agora que você já sabe como fazer Coalhada com Limão e Alho, veja mais dicas que irá te ajudar na cozinha!

Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, deixe então no comentário que terei o maior prazer em te responder.

O que é coalhada?

A coalhada natural é o resultado da fermentação do leite, semelhante ao iogurte a partir da adição de bactérias especiais ao leite, apresentando uma textura cremosa e um sabor levemente ácido.

Esse alimento é rico em probióticos, que são microorganismos benéficos que ajudam na saúde do sistema digestivo, promovendo um equilíbrio da flora intestinal.

Também é uma excelente fonte de proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B, tornando-se uma opção saudável para incluir na dieta.

Agora vou te contar um segredo: você pode fazer em casa, utilizando leite fresco e um pouco de coalhada já pronta como inoculante.

O processo é simples, basta aquecer o leite, deixar esfriar até uma temperatura morna. Adicione a coalhada, mantendo-o em um ambiente aquecido por algumas horas, até o leite solidar.

O modo de preparo é igual do iogurte natural que já ensinei aqui.

Depois de pronto, use para fazer molhos para saladas ou sanduíches, sobremesas, no café da manhã com granola ou sirva com peixe ou frango grelhado.

Qual é a diferença do Iogurte Natural com a Coalhada?

A coalhada, geralmente, é feita a partir de leite que passa por uma fermentação resultante de bactérias específicas que produzem ácido lático, mas sem a adição de probióticos em sua formulação.

Já o iogurte, por sua vez, é produzido com a combinação de duas culturas bacterianas principais: o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, que conferem propriedades probióticas ao produto, além de uma textura mais cremosa e um sabor mais acentuado.

Além disso, a coalhada tende a ser mais espessa e tem um gosto um pouco mais ácido, enquanto o iogurte pode variar muito em dulçor e cremosidade, dependendo do tipo e da marca. Ambas as opções oferecem benefícios à saúde, como a contribuição para a saúde intestinal, mas suas diferenças de sabor e consistência podem agradar a paladares distintos.

Além dessa receita de Coalhada com Limão e Alho, veja mais pratos deliciosos para o seu dia a dia.

Coalhada ajuda a emagrecer?

A coalhada é um alimento rico em proteínas e probióticos, que pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Por ser uma fonte de nutrientes de fácil digestão, ela ajuda a manter a saciedade por mais tempo, reduzindo a vontade de beliscar entre as refeições.

Além disso, a presença de probióticos contribui para a saúde intestinal, o que pode otimizar o metabolismo e, consequentemente, auxiliar na perda de peso.

Incorporar a coalhada na dieta é uma ótima estratégia: você pode fazer batidas de frutas, ou até mesmo usá-la como base para molhos e temperos. O importante é escolher variedades com baixo teor de açúcar e gordura, para maximizar os benefícios.

Resumindo, os benefícios da coalhada natural vão além de suas propriedades nutricionais. Incorporá-la à alimentação pode contribuir para uma melhor digestão, auxiliar na absorção de nutrientes e até mesmo fortalecer o sistema imunológico.

Vale lembrar, no entanto, que a coalhada sozinha não fará milagres.

A combinação com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios regulares é fundamental para alcançar os resultados desejados.

Por isso, aproveite as propriedades da coalhada, mas não esqueça de manter um estilo de vida saudável!

Falta algo na sua cozinha ou na sua casa?

Então aproveite as ofertas da Amazon.

O que a cozinheira dessa cozinha tem para falar!

Eu amo comidinhas quentes para os dias frios de inverno, mas não nego que fico super animada em preparar molhos deliciosos para acompanhar aquelas saladas fresquinhas nos dias quentes de verão.

Mesmo estando em reeducação alimentar, isso não me impede de criar pratos saborosos para o almoço ou jantar da semana.

Esse molho que fiz durou uns 4 dias na geladeira, armazenado em um pote hermético bem fechado.

Na hora de comer, coloquei o molho por cima dos pedaços de pepino, tomate e rodelas de cebola. Já a proteína, foi frango cozido refogado no alho e cebola.

Uma verdadeira delícia!

Agora que você já sabe como faz Coalhada com Limão e Alho, então aproveite e conheça esses outros pratos para fazer na sua casa também:

Ou clique aqui e veja mais receitas caseiras para o almoço ou jantar já publicadas no Tão Simples.

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Coalhada com Limão e Alho? Pois compartilhe nas suas mídias sociais. Não esqueça de me seguir nas Redes Sociais, principalmente no Pinterest. Se você fez alguma receita ou passo a passo? Então fotografe e em seguida me marque no instagram @taosimplesblog, adoramos ver as fotos e resultados dos pratos ensinados por nós.

Salada de Pepino com Iogurte

Que tal fazer uma Salada de Pepino com Iogurte simples para um dia especial?

Essa receita é ideal para quem deseja economizar tempo na cozinha, usar poucos ingredientes e impressionar na hora de servir.

Sirva com arroz e frango grelhado para o almoço da semana e no final de semana, prepare uma carne suína assada.

Agora chega de papo e vamos para a cozinha?

Receita de Salada de Pepino com Iogurte – um almoço rápido e saudável para a semana.

Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.

O que você precisará!

Antes de tudo, separe os seguintes ingredientes para fazer Salada de Pepino com Iogurte:

  • Pepino – escolhi dois pepinos japoneses, que são os meus preferidos, mas qualquer tipo desse vegetal serve para fazer Salada de Pepino e Iogurte;
  • Iogurte Natural – faça um molho cremoso nutritivo e delicioso para salada de pepino, sem usar creme de leite ou maionese;
  • Hortelã – não é novidade que tenho um vasinho com folhas frescas em casa, o que me permite fazer pepino com iogurte sempre que quero;
  • Azeite de Oliva – não pode faltar na hora de fazer qualquer tipo de salada, ingrediente importante para realçar o sabor dos alimentos além dos seus inúmeros benefícios para a saúde;
  • Sal – ao gosto do freguês, aproveite para moer pimenta para colocar também no molho;
  • Limão ou Vinagre – a receita original não pedia, mas para mim, salada precisa de algumas gotas do suco do limão ou um pouco de vinagre para dar mais sabor ao prato.
Receba as últimas receitas por e-mail:

Assine para receber as novas receitas por e-mail.

Aproveite para conhecer essa receita também:


Comece com molho de iogurte natural.

Lave e seque as folhas de hortelã.

Em uma tigela média, junte as folhas de hortelã e o iogurte. 

Tempere com o azeite, sal, pimenta-do-reino e suco de limão a gosto.

Misture bem e reserve.

Chegou a hora de cortar o pepino!

Lave, seque e corte as pontas dos pepinos.

Passe os pepinos por um fatiador de legumes para formar rodelas finas.

Junte o pepino no molho de iogurte, misture delicadamente e leve para a geladeira por até 20 minutos antes de servir.

Salada de Pepino com Iogurte

Nana Ricchetti
Receita simples de fazer para um almoço delicioso em dias frescos da primavera ou quentes de verão.
Tempo de Prep 10 minutes
Tempo Cocção 0 minutes
Geladeira 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Cozinha Acompanhamento, Salada
Cozinha Brasileira, Caseira
Porções 4 porções
Calorias 64 kcal

Ingredientes
  

  • 2 unidades de pepinos japoneses
  • 170 gramas de iogurte natural
  • 20 folhas de hortelã
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • suco de 1 limão ou vinagre a gosto – opcional
  • sal e pimenta moída na hora a gosto

Modo de Preparo
 

  • Lave e seque as folhas de hortelã.
    Em uma tigela média, junte as folhas de hortelã e o iogurte. 
  • Tempere com o azeite, sal, pimenta-do-reino e suco de limão a gosto.
    Misture bem e reserve.
  • Lave, seque e corte as pontas dos pepinos.
    Passe os pepinos por um fatiador de legumes para formar rodelas finas.
  • Junte o pepino no molho de iogurte, misture delicadamente e leve para a geladeira por até 20 minutos antes de servir.
Palavra-chave iogurte, Molho de Iogurte, Molho Iogurte Natural, Pepino, Pepino Japonês, Salada de Pepino com Iogurte, Salada de Pepino e Iogurte

Dicas da Cozinheira!

Pronto, agora que você já sabe como fazer Salada de Pepino com Iogurte, veja mais dicas que irá te ajudar na cozinha!

Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, deixe então no comentário que terei o maior prazer em te responder.

Como armazenar o molho de iogurte para salada.

Caso queira preparar mais molho e guardar para usar em outras refeições, saiba que o molho de iogurte natural permanecerá fresco por cerca de uma semana, guardado em um recipiente hermético na geladeira.

Se ocorrer alguma separação dos ingredientes, basta mexer bem antes de usar!

Não precisa de nenhum equipamento para fazer esse molho?

Não é necessário!

Mas para quem gosta de sabores mais intensos, pode bater no liquidificador.

Veja receitas para servir junto com a Salada de Pepino com Iogurte.

Como escolher pepino na feira ou no mercado?

Primeiramente, observe se a casca está lustrosa, firme e verde.

Caso esteja com a casca rugosa, não compre, pois é sinal que o vegetal perdeu muita água.

Prefira pepinos pequenos, pois normalmente têm menos sementes e se torna menos indigesto.

Você sabia que pepino estraga facilmente quando mantido em temperatura ambiente por ser sensível ao calor?

É verdade e por isso, quando chegar em casa, procure embalar em plástico filme e guarde na parte inferior da geladeira, por no máximo dois dias.

E para tirar o amargor do pepino, como eu faço?

Esse é um segredo que aprendi com a minha mãe!

Corte as pontas do pepino e esfregue na polpa com a casca.

Começará a sair uma “baba branca”, logo em seguida lave o pepino na água corrente e descarte as pontas para o lixo.

Agora o pepino está pronto para ser descascado (ou não, caso seja o pepino japonês) e colocado na salada.

Para quem não acredita nos ensinamentos populares, então deixe do molho em uma vasilha com bastante água e uma pitada de sal por mais ou menos duas horas.

Por fim, basta descartar a água e fatiar para por na salada de pepino com iogurte.

Não é preciso retirar a casca do pepino japonês?

Não é preciso, só retire a casca do pepino japonês caso não goste da sua textura.

Sempre consuma o vegetal bem higienizado. Para isso, basta lavar em água corrente, com uma escova ou esponja e detergente neutro.

Na casca estão presentes enzimas que ajudam na digestão da parte branca do pepino, garantindo que sua salada não fique indigesta, e você se sinta bem durante o resto do dia.

A casca também é rica em fibras e em betacaroteno, que contribuem para a saúde dos olhos, pele e dos cabelos.

Está faltando algo na sua cozinha ou na sua casa?

Então aproveite as ofertas da Amazon.

O que a cozinheira dessa cozinha tem para falar!

Eu adoro receitas simples e fáceis de preparar, essa salada simples de pepino com iogurte é um grande sucesso aqui em casa.

Aproveite para adicionar meio dente de alho ralado, uma pitada de endro ou de gergelim e até fatias de cebola roxa no molho de iogurte.

Crie sua versão e não se esqueça de voltar para comentar seu toque especial neste prato.

Agora que você sabe como faz Salada de Pepino com Iogurte, então aproveite e conheça esses outros pratos também:

Ou clique aqui e veja mais receitas caseiras para o almoço ou jantar já publicadas no Tão Simples.

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita Salada de Pepino com Iogurte? Pois compartilhe nas suas mídias sociais. Não esqueça de me seguir nas Redes Sociais, principalmente no Pinterest. Se você fez alguma receita ou passo a passo? Então fotografe e em seguida me marque no instagram @taosimplesblog, adoramos ver as fotos e resultados dos pratos ensinados por nós.

Salada de Feijão-fradinho

Existem pratos que eu não tenho palavras para descrever e essa Salada de Feijão-fradinho é uma delas.

Eu adoro muito e quando faço (até aqui na casa da minha mãe), dificilmente sobra para a próxima refeição.

Essa é uma receita coringa, versátil e deliciosa. Faça para acompanhar frango grelhado, carne-seca refogada e até no churrasco com os amigos.

Agora deixa de papo e vamos para cozinha?

Receita de Salada de Feijão-fradinho – simples para o almoço ou jantar da semana.

Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.

O que você precisará!

Antes de tudo, separe os seguintes ingredientes para fazer essa receita caseira de Salada de Feijão Fradinho:

  • Feijão-fradinho – esse é um feijão delicioso, que cozinha rápido e não produz caldo igual ao feijão carioca. Normalmente eu congelo para ter facilmente na geladeira para fazer essa saladinha vinagrete de feijão;
  • Cebola – nas minhas saladas não pode faltar cebola, cortada em cubinhos ou meia lua. Caso não goste da sua acidez, logo após de picar, já tempere com sal, vinagre e limão e coloque na geladeira por 10 minutos para marinar;
  • Pimentão – use qualquer cor de pimentão ou os pimentões que tem na sua geladeira. Na minha, só tinha um pimentão verde e foi esse mesmo;
  • Tomates – use qualquer tipo de tomate, eu gosto do tomate debora ou italiano para as minhas saladas caseiras;
  • Limão e Vinagre – a mistura desses dois, dará um sabor especial a sua vinagrete. Caso ache muito forte, coloque menos quantidade na sua salada com feijão-fradinho;
  • Sal e Pimenta-do-reino – ao gosto do pessoal da sua casa, para realçar o sabor da salada.
Receba as últimas receitas por e-mail:

Assine para receber as novas receitas por e-mail.

Aproveite para conhecer essa receita também:


Comece cozinhando o feijão-fradinho!


Na panela de pressão, coloque os grãos já escolhidos e cubra com 4 xícaras de chá de água.

Tampe e leve ao fogo alto.

Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.

Já passou os 10 minutos de cozimento?

Então desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela.

Escorra o feijão numa peneira e passe sob a água fria para interromper o cozimento.

Transfira tudo para uma tigela grande e reserve.

Descasque e corte a cebola em cubos pequenos.

Pegue o pimentão, descarte as sementes e corte em cubos pequenos.

Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos.

Coloque na tigela do feijão-fradinho.

Tempere a salada com o azeite, o vinagre, o caldo de limão, sal e pimenta a gosto.

Misture delicadamente e sirva a seguir, decorado com folhas de coentro inteiras a gosto.

Salada de Feijão-fradinho

Nana Ricchetti
Prepare uma salada deliciosa e simples para o almoço ou jantar.
Tempo de Prep 20 minutes
Tempo Cocção 10 minutes
0 minutes
Tempo Total 30 minutes
Cozinha Acompanhamento, Salada
Cozinha Brasileira, Caseira
Porções 4 porções
Calorias 77 kcal

Ingredientes
  

  • 1 xícara de chá de feijão-fradinho
  • 1 unidade de cebola
  • 1/2 unidade de pimentão
  • 2 unidades de tomates
  • 1 unidade de limão – caldo para temperar a salada
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto – usei pimenta calabresa no lugar

Modo de Preparo
 

  • Comece cozinhando o feijão-fradinho!
    Na panela de pressão, coloque os grãos já escolhidos e cubra com 4 xícaras de chá de água.
  • Tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
    Já passou os 10 minutos de cozimento?
    Então desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela.
  • Escorra o feijão numa peneira e passe sob a água fria para interromper o cozimento.
    Transfira tudo para uma tigela grande e reserve.
  • Descasque e corte a cebola em cubos pequenos.
    Pegue o pimentão, descarte as sementes e corte em cubos pequenos.
  • Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos.
    Coloque na tigela do feijão-fradinho.
  • Tempere a salada com o azeite, o vinagre, o caldo de limão, sal e pimenta a gosto.
  • Misture delicadamente e sirva a seguir, decorado com folhas de coentro inteiras a gosto.
Palavra-chave Cebola, Feijão Fradinho, Salada de Feijão-Fradinho, Tomate, Vinagrete de Feijão-fradinho

Dicas da Cozinheira!

Pronto, agora que você já sabe como fazer Salada de Feijão-fradinho, veja mais dicas que irá te ajudar na cozinha!

Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, deixe então no comentário que terei o maior prazer em te responder.

Antes de preparar o vinagre de feijão fradinho, lave bem os vegetais.

Após separar a cebola, tomates e pimentões, lave-os cuidadosamente em água corrente na pia.

Descasque a cebola e mergulhe todos os vegetais em água com água sanitária (1 colher de sopa por litro de água).

Após 30 minutos, escorra os vegetais e enxágue em água corrente.

Agora é só secar e começar a fazer a sua Salada de Feijão Fradinho.

Posso cozinhar todo o feijão-fradinho e congelar o que sobrou?

Sim e eu sempre faço isso.

Assim que estiver cozido e já frio, eu congelo o feijão-fradinho sem o caldo, em porções individuais para facilitar o consumo aqui em casa.

Certifique-se de armazená-lo adequadamente em recipientes herméticos (próprio para freezer) para manter a qualidade e o sabor.

Para repetir a salada de feijão em outro dia, tire do congelador um dia antes e deixe descongelar na geladeira.

Além dessa Salada de Feijão-fradinho, veja mais 4 saladas para o dia a dia.

Você sabe quais são as diferenças dos pimentões vermelho, amarelo e verde?

Os pimentões vermelhos, amarelos e verdes diferem principalmente em seu sabor, nível de doçura e maturação.

O pimentão verde é colhido antes de amadurecer completamente, sendo mais amargo, ácido e crocante.

Também tem menos calorias que os outros pimentões de outras cores.

Já o vermelho e o amarelo são colhidos quando maduros, sendo mais doces e suculentos.

As suas cores indicam diferentes estágios de maturação e os nutrientes presentes nesse fruto.

O pimentão vermelho, é rico em betacaroteno, que ajuda no combate aos radicais livres.

Já o amarelo, tem uma grande quantidade de vitamina C e ambos, tem um sabor levemente adocicado devido ao acúmulo de carboidratos.

Lembrando, todos eles podem se comer cru, principalmente em saladas.

Está faltando algo na sua cozinha ou na sua casa?

Então aproveite as ofertas da Amazon.

O que a cozinheira dessa cozinha tem para falar!

Eu gosto de fazer qualquer vinagrete, principalmente essa salada de Feijão-fradinho, com antecedência.

Após temperar, deixo a salada de feijão na geladeira por pelo menos meia hora antes de servir.

Se você conseguir fazer um dia anterior e deixar na geladeira para o dia seguinte, é melhor ainda.

Agora que você sabe como faz Salada de Feijão-fradinho, então aproveite e conheça também:

Ou clique aqui e veja mais receitas caseiras já publicadas no Tão Simples.

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Salada de Feijão-fradinho? Pois compartilhe nas suas mídias sociais. Não esqueça de me seguir nas Redes Sociais, principalmente no pinterest. Se você fez alguma receita ou passo a passo? Então fotografe e em seguida me marque no instagram @taosimplesblog, adoramos ver as fotos e resultados dos pratos ensinados por nós.

Molho de Iogurte Grego com Hortelã para Salada

Hoje trago um a receita rápida e deliciosa para a sua salada: Molho de Iogurte Grego com Hortelã.

Aproveitei a presença de 2 pepinos japoneses na geladeira para preparar uma salada simples para o almoço em casa.

Depois de cortar os pepinos, apenas misturei o molho na salada, adicionando um toque refrescante e cremoso ao prato.

Não tem pepino em casa?

Então adicione o Molho de Iogurte Grego com Hortelã no sanduíche natural, no peito de frango grelhado, no camarão frito ou em qualquer outro prato que você acha que combina muito bem.

Agora chega de papo e vamos para a cozinha?

Receita de Molho de Iogurte Grego com Hortelã para Salada – prepare saladas deliciosas com esse molho super fácil de fazer.

Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.

O que você precisará!

Antes de tudo, separe os seguintes ingredientes para fazer Molho de Iogurte Grego com Hortelã para Salada:

  • Iogurte Grego Natural – cremoso e menos azedo, ideal para preparar receitas refrescantes, especialmente nos dias quentes do Brasil;
  • Hortelã – tenho um vasinho com folhas fresquinhas na cozinha, assim consigo adicionar um toque especial em saladas, chás, sucos e até mesmo em alguns pratos salgados;
  • Azeite de Oliva – não pode faltar no preparo de uma deliciosa salada, ingrediente importante para realçar o sabor dos alimentos além dos seus inúmeros benefícios para a saúde;
  • Sal – ao gosto do freguês, aproveite para moer pimenta para colocar também no molho;
  • Limão ou Vinagre – a receita original não pedia, mas para mim, salada precisa de algumas gotas do suco do limão ou um pouco de vinagre para dar mais sabor ao prato.
Receba as últimas receitas por e-mail:

Assine para receber as novas receitas por e-mail.

Aproveite para conhecer essa receita também:


Comece com as folhas de hortelã.

Numa tigela média, junte as folhas de hortelã e o iogurte. 

Tempere com o azeite, sal, pimenta-do-reino e suco de limão a gosto.

Misture bem e em seguida, tempere uma salada de alface, repolho ou de pepino japonês com Molho de Iogurte com Hortelã.

Molho de Iogurte Grego com Hortelã para Salada

Nana Ricchetti
Um molho simples e que fica pronto em um minuto para temperar a salada.
Tempo de Prep 2 minutes
Tempo Cocção 0 minutes
0 minutes
Tempo Total 2 minutes
Cozinha Acompanhamento, Molho para Salada
Cozinha Brasileira, Caseira
Porções 4 porções
Calorias 15 kcal

Ingredientes
  

  • 1 pote de iogurte grego natural – sem açúcar
  • 20 folhas de hortelã
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • sal a gosto
  • pimenta moída na hora a gosto – opcional
  • suco de 1 limão ou vinagre a gosto – opcional

Modo de Preparo
 

  • Numa tigela média, junte as folhas de hortelã e o iogurte. 
  • Tempere com o azeite, sal, pimenta-do-reino e suco de limão a gosto.
  • Misture bem e em seguida, tempere uma salada de alface, repolho ou de pepino japonês.
Palavra-chave Couve-flor Salada, Hortelã, iogurte, Molho de Iogurte, Molho de Iogurte Grego, Molho para Salada

Dicas da Cozinheira!

Pronto, agora que você já sabe como fazer Molho de Salada de Iogurte com Hortelã, veja mais dicas que irá te ajudar na cozinha!

Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, deixe então no comentário que terei o maior prazer em te responder.

Como armazenar o molho de iogurte grego caseiro.

Este Molho de Iogurte com Hortelã permanecerá fresco por cerca de uma semana, guardado em um recipiente hermético na geladeira.

Se ocorrer alguma separação dos ingredientes, basta mexer bem antes de usar!

Outras receitas para colocar o Molho de Iogurte Grego com Hortelã por cima.

Não precisa de nenhum equipamento para fazer esse molho?

Não é necessário!

Mas para quem gosta de sabores mais intensos, pode bater todos os ingredientes do molho no liquidificador, processador ou mixer de mão.

Qual a diferença entre o iogurte natural e o grego?

O iogurte grego é produzido a partir do iogurte natural, porém é submetido a um processo de filtragem que elimina o excesso de líquido, resultando em um produto mais espesso e cremoso.

A sua consistência cremosa e sabor suave, o tornam um ingrediente versátil em diversas receitas, desde vitaminas até molhos para saladas.

Em resumo, o iogurte grego natural possui mais proteínas e é menos líquido que o iogurte natural.

Quais são os benefícios nutricionais do iogurte grego?

Talvez você não saiba, o iogurte grego puro é uma excelente fonte de proteína, cálcio, potássio, vitamina A, B12 e bactérias probióticas “amigas do intestino”.

Está faltando algo na sua cozinha ou na sua casa?

Então aproveite as ofertas da Amazon.

O que a cozinheira dessa cozinha tem para falar!

Apesar do meu Molho de Iogurte Grego com Hortelã para Salada ter pequenas modificações, já que precisa ter aquele sabor do limão para dar um toque final, não interferiu no sabor do iogurte grego.

Também dá para você dar um sabor extra ao seu molho para salada de iogurte, usando alho fresco ralado ou alho frito, cominho, pimenta caiena, limon pepper ou aquele tempero que você acha que vai combinar com essa mistura.

Além da salada, aproveite para para servir para acompanhar petiscos, vegetais assados, frutos do mar e carnes brancas (grelhadas ou fritas).

Quer mais receitas de molhos?

Então confira as seguintes postagens: Molho de Laranja para Carne de Porco, Molho de Manga e Mel para Salada, Molho de Laranja com Mel e Mostarda e Molho para Salada de Limão e Alho.

Agora que você sabe como faz Molho de Iogurte com Hortelã para Salada, então aproveite e conheça esses outros pratos também:

Ou clique aqui e veja mais receitas caseiras para o almoço ou jantar já publicadas no Tão Simples.

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Molho de Iogurte Grego com Hortelã para Salada? Pois compartilhe nas suas mídias sociais. Não esqueça de me seguir nas Redes Sociais, principalmente no Pinterest. Se você fez alguma receita ou passo a passo? Então fotografe e em seguida me marque no instagram @taosimplesblog, adoramos ver as fotos e resultados dos pratos ensinados por nós.

Salada de Maionese com Legumes

A minha mãe adora fazer essa Salada de Maionese com Legumes para servir no almoço de domingo, festas de final de ano e até no churrasco com os amigos.

Já que estou por aqui, claro que rolou no nosso almoço de domingo.

É tão simples e saboroso, que você precisa fazer para despedir desse verão, com um churrasco na piscina com os amigos ou com o frango assado com a família.

Agora chega de papo e vamos para a cozinha?

Receita de Salada de Maionese com Legumes – aquela receita de mãe, para servir no churrasco do final de semana.

tagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.

O que você precisará!

Antes de tudo, separe os seguintes ingredientes para fazer Salada de Maionese com Legumes:

  • Batatas – na hora de fazer Maionese de Legumes para Churrasco, escolha batatas do mesmo tamanho, assim todas cozinharão por iguais, economizando gás e o seu tempo na hora de fazer salada de batata com maionese;
  • Ovos Cozidos – na casa da minha mãe, não pode falar ovos na salada de maionese. Se você também adora esse ingrediente e queira por mais, fique a vontade de adicionar um ou dois ovos;
  • Cenoura – normalmente começo cortando esse vegetal em rodelas e depois corto em quatro. Não precisa ser cubinhos do mesmo tamanho e espessura, é um prato caseiro e o que importa é o sabor;
  • Ervilha – esse é um ingrediente opcional, normalmente a minha mãe põe ervilha ou milho na salada. Por praticidade, você pode usar ervilhas enlatadas ou para quem procura algo mais saudável, coloque ervilhas congeladas;
  • Azeitonas – dessa vez, foi um toque meu adicionar azeitonas cortadas em rodelas nessa salada de verdura com maionese. Então é opcional, caso não tem em casa, não se preocupe em colocar;
  • Maionese – no modo tradicional, a salada precisa ter maionese! Mas você me pergunta “dá para fazer salada com legumes sem maionese?” Dá sim, trocando por creme de leite ou requeijão;
  • Sal, Vinagre (ou limão), Azeite, Cheiro Verde e Pimenta – ao gosto do freguês, para temperar a sua salada de maionese com legumes para servir a sua família e amigos.
Receba as últimas receitas por e-mail:

Assine para receber as novas receitas por e-mail.

Aproveite para conhecer essa receita também:


Vamos para o fogão?

Lave as batatas em água corrente, usando uma escova de cozinha para remover a sujeira visível.

Seque-as usando um pano limpo ou toalha de papel e reserve.

Numa panela com bastante água e uma pitada de sal, cozinhe as batatas até ficarem macias.

Para saber se as batatas estão cozidas, basta espetar um garfo: se entrarem facilmente é sinal que está pronto.

Caso não, cozinhe por mais alguns minutos.

Em outra panela, coloque a cenoura cortada em cubos do mesmo tamanho e os ovos para cozinharem com bastante água.

Assim que as cenouras estiverem macias, apague o fogo.

Salada de Maionese com Legumes

Nana Ricchetti
Aquela receita de mãe, para servir no churrasco do final de semana.
Tempo de Prep 30 minutes
Tempo Cocção 30 minutes
Geladeira 1 hour
Tempo Total 2 hours
Cozinha Acompanhamento, Salada
Cozinha Brasileira, Caseira
Porções 6 porções
Calorias 173 kcal

Ingredientes
  

  • 500 gramas de batatas – escolha batatas do mesmo tamanho, assim todas cozinharão por iguais
  • 4 unidades de ovos cozidos – caso queira mais, fique a vontade
  • 2 unidades de cenoura – cortadas em rodelas e logo depois em 4 partes
  • 170 gramas de ervilha – ou use 1 lata sem a conserva
  • 1 xícara de chá azeitonas sem caroço – cortado em rodelas
  • 6 colheres de sopa de maionese – caso queira colocar mais, fique a vontade
  • sal, vinagre (ou limão), azeite, cheiro verde e pimenta em pó a gosto

Modo de Preparo
 

  • Lave as batatas em água corrente, usando uma escova de cozinha para remover a sujeira visível.
    Seque-as usando um pano limpo ou toalha de papel e reserve.
  • Numa panela com bastante água e uma pitada de sal, cozinhe as batatas até ficarem macias.
    Para saber se as batatas estão cozidas, basta espetar um garfo: se entrarem facilmente é sinal que está pronto.
    Caso não, cozinhe por mais alguns minutos.
  • Em outra panela, coloque a cenoura cortada em cubos do mesmo tamanho e os ovos para cozinharem com bastante água.
    Assim que as cenouras estiverem macias, apague o fogo.
  • Descarte a água das panelas, espere as batatas e os ovos esfriarem, para descascar cada uma e cortar em cubos médios para pequenos.
    Aproveite para picar o cheiro verde também.
  • Numa saladeira, coloque todos os ingredientes e misture bem.
  • Leve a salada de maionese com legumes para gelar por mais ou menos uma hora antes de servir.
Palavra-chave Azeitonas, Batata, Batata Cozida, Cenoura, Legumes, Maionese, Ovos, Salada, Salada de Legumes com Maionese e Ovos, Salada de Legumes com Ovos e Maionese, Salada de Maionese com Ovos e Batatas

Dicas da Cozinheira!

Pronto, agora que você já sabe como fazer Salada de Maionese com Legumes, veja mais dicas que irá te ajudar na cozinha!

Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, deixe então no comentário que terei o maior prazer em te responder.

Dá para deixar a Salada de Legumes com Ovos e Maionese mais cremosa?

Vem cá que tenho um segredinho: adicione creme de leite junto com os outros ingredientes na saladeira.

Para o meu gosto, já acho a Salada de Maionese com Legumes bem cremosa, do jeitinho que eu faço.

Mas se você quer mais cremosa ainda, no liquidificador bata rapidamente meia xícara de chá de creme de leite com metade da batata cozida misturada com a maionese.

Transfira para tigela junto com a outra metade da salada com legumes.

Misture e leve para gelar antes por uma hora de servir.

Confira outras receitas para acompanhar essa Salada de Maionese com Legumes.

Fique a vontade para adicionar outros ingredientes na sua Salada de Legumes com Maionese!

A salada da minha mãe, tem certas variações!

Já comi com vagem cozida cortada em rodelas, milho com ervilha ou apenas milho cozido e até cubinhos de maçã sem a casca.

Agora algumas sugestões para deixar o prato mais gostoso: adicione uma colher de sopa de mostarda, cubinhos de bacon frito, queijo ralado e até cubinhos de frango cozido.

Posso congelar a Salada de Maionese com Legumes?

Infelizmente não é indicado!

Além de mudar o sabor, a batata perderá a sua textura e a maionese ficará aguada.

Acredite, ninguém quer comer salada de legumes estranho!

Caso sobre Salada de Maionese com Legumes, deixe na geladeira em um pote com tampa hermética por até 3 dias ou simplesmente jogue fora.

Como comprar batata na feira ou mercado.

Na hora de escolher, dê preferências para aquelas que estão com a casca está firme e lisa, sem manchas verdes, sinais de mofos ou com parte brotando.

Caso encontre batatas murchas e moles, não compre e nem consuma, principalmente com as batatas armazenadas na sua casa. Já que isso é sinal que já desidratou e está começando a estragar.

Por último, evite comprar batatas em sacos já selecionadas por outra pessoa.

Já que muitas vezes os sacos feitos pelos feirantes ou o pessoal do mercado, não contem aberturas ou furos. Assim, não permitindo a saída da umidade e prejudicando a conservação dos turbéculos.

Quer aprender tudo sobre as batatas?

Então clique aqui, que ensino tudo sobre esse vegetal, tem até outras receitas que fiz por e já publiquei no site.

Está faltando algo na sua cozinha ou na sua casa?

Então aproveite as ofertas da Amazon.

O que a cozinheira dessa cozinha tem para falar!

Eu adoro essa receita, já que sempre me leva ao meu passado.

Sei que cada família ou Estado do Brasil tem uma salada de maionese com modo de preparo diferente de preparo e essa deliciosa salada é da minha família.

Essa Salada de Maionese com Legumes é perfeita para o Churrasco, Natal, Ano Novo, Dia das Mães ou dos Pais, Páscoa ou apenas para acompanhar o frango assado de domingo.

Agora me diz nos comentários, como você faz a sua salada de legumes!

Vou adorar ler e quem sabe, fazer para publicar aqui no site.

Agora que você sabe como faz Salada de Legumes com Ovos e Maionese em casa, então aproveite e conheça também:

Ou clique aqui e veja todas as receitas já publicadas no Tão Simples.

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Salada de Maionese com Legumes? Pois compartilhe nas suas mídias sociais. Não esqueça de me seguir nas Redes Sociais, principalmente no Pinterest. Agora se você fez alguma receita ou passo a passo? Então fotografe e em seguida me marque no Instagram @vivataosimples, adoramos ver as fotos e resultados dos pratos ensinados por nós.

Batatonese, como fazer!

O Natal passou e agora publicarei uma enxurrada de receitas que teve aqui na ceia da minha família. Vou começar com uma que sempre é um sucesso: Salada de Batatonese.

Vai ter Almoço de Domingo? Festa de Ano Novo? Churrasco com em casa?

Então é essa salada que você vai apostar para acompanhar um frango assado no forno com arroz à grega e até com aquela picanha dourando na churrasqueira com farofa de alho.

A batatonese simples é feita com pedaços de batatas cozidas e um molho simples de maionese, apenas isso!

Agora chega de papo e vamos para a cozinha?

Receita de Batatonese – aprenda a fazer uma salada simples para o Natal ou Ano Novo.

Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.

O que você precisará!

Antes de tudo, separe os seguintes ingredientes para fazer Batatonese Cremosa:

  • Batatas – eu não sei você, mas aqui em casa, sempre de cozinhar a batata com casca! Pois isso ajuda a manter as batatas mais sequinhas, sem absorver muita água durante o cozimento e preservar mais os seus nutrientes;
  • Maionese – dá para fazer salada de batatas sem maionese? Dá sim, trocando por creme de leite ou requeijão. Mas não é o tradicional batatonese que você quer comer na ceia de final de ano. Aqui em casa, o marido não abre mão da maionese da salada!
  • Sal, Vinagre (ou limão), Azeite, Cheiro Verde e Pimenta em Pó – ao gosto do freguês, para temperar a sua batatonese simples para servir a sua família e amigos.
Receba as últimas receitas por e-mail:

Assine para receber as novas receitas por e-mail.

Aproveite para conhecer essa receita também:


Pegue a panela para cozinhar as batatas!

Primeiramente, lave as batatas em água corrente, usando uma escova de cozinha para remover a sujeira visível.

Seque-as usando um pano limpo ou toalha de papel e reserve.

Numa panela com bastante água e uma pitada de sal, cozinhe as batatas até ficarem macias.

Para saber se as batatas estão cozidas, basta espetar um garfo: se entrarem facilmente é sinal que está pronto. Caso não, cozinhe por mais alguns minutos.

Descarte a água da panela, espere as batatas esfriarem para descascá-los.

Enquanto isso, com uma faca, pique o cheiro verde.

Assim que as batatas estiverem frias, descasque cada uma e pique em cubos médios para pequenos.

Numa saladeira, coloque todos os ingredientes e misture bem.

Leve a salada de batatonese para gelar por mais ou menos meia hora antes de servir.

Batatonese

Nana Ricchetti
Aprenda a fazer uma salada simples para o Natal ou Ano Novo, Almoço de Domingo e Churrasco de final de semana.
Tempo de Prep 20 minutes
Tempo Cocção 30 minutes
Geladeira 30 minutes
Tempo Total 1 hour 20 minutes
Cozinha Acompanhamento, Salada
Cozinha Brasileira, Caseira
Porções 6 porções
Calorias 100 kcal

Ingredientes
  

  • 500 gramas de batatas – escolha batatas do mesmo tamanho, assim todas cozinharão por iguais
  • 6 colheres de sopa de maionese – caso queira colocar mais, fique a vontade
  • Sal, Vinagre (ou limão), Azeite, Cheiro Verde e Pimenta em Pó a gosto

Modo de Preparo
 

  • Lave as batatas em água corrente, usando uma escova de cozinha para remover a sujeira visível.
    Seque-as usando um pano limpo ou toalha de papel e reserve.
  • Numa panela com bastante água e uma pitada de sal, cozinhe as batatas até ficarem macias.
    Para saber se as batatas estão cozidas, basta espetar um garfo: se entrarem facilmente é sinal que está pronto. Caso não, cozinhe por mais alguns minutos.
  • Descarte a água da panela, espere as batatas esfriarem para descascá-los.
    Enquanto isso, com uma faca, pique o cheiro verde.
    Assim que as batatas estiverem frias, descasque cada uma e pique em cubos médios para pequenos.
  • Numa saladeira, coloque todos os ingredientes e misture bem.
    Leve a salada de batatonese para gelar por mais ou menos meia hora antes de servir.

Notas

Dá para deixar a batatonese mais cremosa?

Então faça uma batatonese com creme de leite!
Para o meu gosto, já acho a minha salada de batatonese cremosa desse jeitinho que eu faço.
Mas se você quer mais cremosa ainda, bata rapidamente no liquidificador meia xícara de chá de creme de leite com metade da batata misturada com a maionese.
Transfira para tigela junto com a outra metade batatonese.
Misture bem e leve para gelar antes de servir.

Fique a vontade também!

Para por uma colher de sopa de mostarda, bacon frito, cenoura, ovos cozidos e até azeitonas.
Palavra-chave Batata, Batatonese, Maionese, Salada de Batata, Salada de Batata com Maionese

Dicas da Cozinheira!

Pronto, agora que você já sabe como fazer Batatonese, veja mais dicas que irá te ajudar na cozinha!

Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida, deixe então no comentário que terei o maior prazer em te responder.

Dá para deixar a batatonese mais cremosa?

Então faça uma batatonese com creme de leite!

Para o meu gosto, já acho a minha salada de batatonese cremosa desse jeitinho que eu faço.

Mas se você quer mais cremosa ainda, bata rapidamente no liquidificador meia xícara de chá de creme de leite com metade da batata misturada com a maionese.

Transfira para tigela junto com a outra metade batatonese.

Misture bem e leve para gelar antes de servir.

Fique a vontade também!

Para por uma colher de sopa de mostarda, bacon frito, cenoura, ovos cozidos e até azeitonas.

Outras receitas caseiras gostosas para fazer em casa.

Como comprar batata na feira ou mercado.

Na hora de escolher as batatinhas, dê preferências para aquelas que estão com a casca está firme e lisa, sem manchas verdes, sinais de mofos ou com parte brotando.

Caso você encontre batatas murchas e moles, não compre e nem consuma, caso aconteça com as batatas na sua casa.

Pois isso é sinal que já desidratou e está começando a estragar.

Por último, evite comprar batatas em sacos já selecionadas por outra pessoa.

Já que muitas vezes os sacos feitos pelos feirantes ou o pessoal do mercado, não contem aberturas ou furos. Assim, não permitindo a saída da umidade e prejudicando a conservação dos turbéculos.

Quer aprender tudo sobre as batatas?

Então clique aqui, que ensino tudo sobre esse vegetal, tem até outras receitas que fiz por e já publiquei no site.

Está faltando algo na sua cozinha ou na sua casa?

Então aproveite as ofertas da Amazon.

O que a cozinheira dessa cozinha tem para falar!

Essa é uma receita de batatonese para Churrasco, Natal, Ano Novo, Dia das Mães ou dos Pais, Páscoa ou para acompanhar o frango assado de domingo.

A maionese é uma base popular para temperar salada de batatas, fique a vontade para usar a sua maionese favorita comprada no mercado ou experimente preparar a sua batatonese com maionese caseira.

Sinta-se à vontade para fazer esta salada com antecedência, pois ela fica ainda melhor no dia seguinte!

Oi? Sobrou Salada e não sabe como fazer?

Então coloque em um recipiente hermético e guarde na geladeira, a batatonese conserva-se por até cinco dias.

Agora que você sabe como faz Batatonese em casa, então aproveite e conheça também:

Ou clique aqui e veja todas as receitas já publicadas no Tão Simples.

Antes de você ir embora, quero saber: você gostou dessa Receita de Batatonese? Pois compartilhe nas suas mídias sociais. Não esqueça de me seguir nas Redes Sociais, principalmente no pinterest. Agora se você fez alguma receita ou passo a passo? Então fotografe e em seguida me marque no instagram @vivataosimples, adoramos ver as fotos e resultados dos pratos ensinados por nós.
Sair da versão mobile